Trilha do Mirante dos Remédios

Publicado: março 6, 2012 em Aventuras, Fim de semana
Tags:, , , ,

Paraibuna é uma cidade bem simpática. Pequena e pacata, tem cara de ser bem antiga, e por sorte (ou bom senso, ou os dois…) tem algumas construções antigas preservadas. Fica logo no começo da rodovia dos Tamoios, a pouco mais de 20 km de São José dos Campos. Fui para lá no último domingo com meu amigo Jota Gê, para mais um pedal.

Ao estacionar o carro na praça principal, a igreja de azulejos impressiona pela beleza e pelo colorido, azul e branco. Chegamos enquanto rolava a missa, a praça estava lotada, quase não tinha lugar para parar, mas repare, eu disse quase… Peguei a última vaga da praça. O dia estava indeciso, não sabia se fazia sol ou se nublava, a previsão dizia chuva no fim da tarde. Até aquele momento o sol brilhava timidamente, mas havia nuvens. Esse era um dado crucial, pois eu já tinha feito essa mesma trilha, porém num dia chuvoso, o que fez com que não houvesse vista no mirante, e sim muita neblina.

O começo, pelo asfalto da Tamoios, rolou sem sobressaltos. Até que entra na estrada de terra e começa a subir, a princípio levemente, enquanto vamos afundando no vale, mas ao chegar no fundo, cercado de montanhas, você se convence de que só resta subir… E que subida : 450 metros em 6 km, com intervalo para foto na metade.

Na metade da subida. Ao fundo a represa de Paraibuna

Depois dessa foto, ainda subimos mais um tanto, e a partir desse trecho entramos numa fazenda de reflorestamento (Eh, Calipá !!), chamada Fazenda das Antas. Por conta da época das chuvas, deduzo, a estrada estava cheia de cascalho, difícil para as bikes, porque as pedras eram grandes, mas subimos sem problemas.

Até que chegamos no mirante, com o sol ardendo (que logo depois foi encoberto por uma nuvem) e a expectativa da vista lá de cima, que foi perfeitamente recompensada. Do alto de 1200 m , o mirante oferece uns 200 graus de visão de toda a região, bem bonita por sinal, tendo ao fundo a grande represa de Paraibuna.

Mais uma, agora sem eu para atrapalhar :

Lá no alto tem uma cruz :

Enfim, eu não tinha visto nada disso quando fiz a trilha da outra vez. Para comparar, uma foto da mesma cruz, na outra nebulosa vez :

Não se via nada ! Dessa vez valeu a pena toda aquela subida !!! Pensando bem, da outra vez também !!!!! Passamos pela Igreja do Bairro dos Remédios descendo um pouco, mas ainda no alto :

Foi então que começaram as descidas, bem difíceis, mais uma vez por causa das pedras monstras; o Jota chegou a tomar um capote, deu uma ralada, mas não foi nada (ainda bem !!). Mas mais uma vez compensou, pois olha a visão que tivemos na metade da descida :

Gostei bastante dessa foto, e esse lugar com esse céu azul que abriu ficou bem lindo… Mais uma comparação, não resisto. Da outra vez estava assim :

Nem se via o alto do morro…

Ao terminarmos de descer, passamos por alguns bairros e pontes até encontrarmos com a Tamoios novamente e por ela retornamos a Paraibuna. No total foram 40 km de pedal com 1000m de subida acumulada. E a chuva da previsão, no fim, nem veio…

Detalhes como mapa, altimetria, velocidade média em : http://connect.garmin.com/activity/155170734

Deixe um comentário